Muita gente pensa que os únicos dispositivos de comunicação úteis em trilhas são os caríssimos comunicadores satelitais, mas há muitas outras ferramentas com qualidades únicas que se complementam para formar o kit ideal.
Celular
Sim, o celular pode ser útil nas trilhas, pois mesmo não havendo cobertura de sua operadora, pode haver cobertura para chamadas de emergência, e estes são os números mais úteis para quem vai pras trilhas:
- 199 – Defesa Civil
- 193 – Bombeiros
- 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
- 190 – Polícia Militar
Recomendo o uso de um celular à prova d’água, como por exemplo:
- Samsung Galaxy S23 FE
- Samsung Galaxy S23+ (PLUS)
- Samsung Galaxy S22
- Samsung Galaxy S21 FE
- iPhone 13
- iPhone 14
APITO
O apito é uma ferramenta simples e barata que pode ajudar a localizar a vítima de um acidente. O protocolo internacional de uso de apito é simples:
- se você precisa de ajuda, sopre o apito 3 vezes seguidas
- se você escutou um pedido de ajuda, responda com 1 sopro
- se você está a caminho, responda com 2 sopros
Faça este procedimento pelo menos 1 vez por minuto, e não pare até ser encontrado(a).
RÁDIO VHF/UHF (para radioamadores)
Rádios permitem comunicação rápida por voz com qualquer pessoa que estiver sintonizada na mesma frequência que você, e os rádios VHF/UHF são muito mais versáteis que Walkie-Talkies, pois além de serem mais potentes e permitirem a troca de antenas, possibilitam a digitação de frequências e o uso de repetidoras de radioamador, que podem estar instaladas próximas do local da sua atividade e ampliam consideravelmente o seu alcance de comunicação.
Muitas áreas de conservação do mundo utilizam frequências de rádio próprias para uso dos guardas florestais e visitantes. Isso é particularmente comum no Chile e na Argentina.
Este tipo de rádio só não fica em primeiro na lista porque seu uso exige uma licença de radioamador, e a obtenção da mesma é um processo burocrático e tedioso, cujas etapas eu detalhei no aplicativo Guia do Radioamador (desenvolvido por mim para Android e iPhone) e cujos protocolos de uso, eu comento no blog Rádio na Trilha. Estes são alguns dos rádios VHF/UHF mais utilizados no Brasil:
- Baofeng/Haiz UV82
- Retevis RT3S (compra internacional, exige homologação)
- Retevis RT85 (compra internacional, exige homologação)
- Retevis RA89 (compra internacional, exige homologação)
RÁDIO WALKIE-TALKIE
Walkie Talkies podem não ser tão versáteis quanto um rádio VHF/UHF de radioamadorismo já que não te permitem digitar as frequências, porém, são bastante úteis úteis quando utilizados com um grupo de amigos, que – juntos – podem formar uma rede de comunicação a distância.
Estes são modelos homologados e disponíveis oficialmente no Brasil:
No Brasil, vários moradores do Vale do Pati usam frequências dos walkie-talkies Baofeng.
MENSAGEIRO Satelital
Por fim, os tão cobiçados mensageiros satelitais, são os dispositivos mais confiáveis e de maior alcance para troca de mensagem de texto em locais remotos.
Eles te permitem não só enviar SMS e e-mail, mas também compartilhar a sua localização exata, com direito a um link para um mapa que mostra exatamente onde você está.
Não são aparelhos de comunicação tão rápida quanto um rádio, já que suas mensagens são intermediadas por um satélite. Porém, estes dispositivos se comunicam por meio de constelações de satélite que cobrem a maior parte do planeta, então suas chances de sucesso serão muito maiores do que com qualquer outro dispositivo desta lista.
É importante verificar a constelação de satélites utilizada pelo mensageiro que você pretende comprar, já que a Iridium (usada pela Garmin) possui cobertura de todo o planeta e a Globalsat (usada pela Spot) possui cobertura parcial.
LOCALIZADOR PESSOAL (PLB)
Os PLBs são parecidos com os mensageiros satelitais, porém são dispositivos mais simples, que não permitem a troca de mensagem, apenas o envio de um alerta de SOS.
Os PLBs que utilizam a constelação de satélites SARSAT possuem serviço gratuito e cobertura global, já que esta constelação é mantida por governos e utilizada por forças armdas do mundo todo. (com destaque para EUA, Rússia e França)
É importante ressaltar que, apesar de serem mais baratos, os PLBs não permitem que você descreva a emergência. Ou seja, as equipes de resgate não farão a menor ideia do motivo do SOS.

Deixe um comentário