Muita gente me pergunta qual rádio comprar pra usar em trilhas.
Se você não tiver licença de radioamador(a), o único tipo de rádio que você pode usar legalmente são os walkie-talkies. (formalmente chamados de RUGE – Radiocomunicador de Uso Geral)
Nesse caso, eu recomendo fortemente o Intelbras RC 3002, que é basicamente um Baofeng BF-777s homologado pro Brasil, com melhorias de acabamento, tradução pro português, carregamento USB-C e os mesmos canais usados pelos rádios Motorola, que são muito mais caros.
Se quiser economizar dinheiro, tem uma versão mais simples que também usa os canais da Motorola, mas não tem carregamento USB, o Aquario Easy Talk.

Se você tiver licença de radioamador(a), as possibilidades são muitas, mas eu só recomendo equipamento que eu conheço, e infelizmente só tive acesso a rádios chineses que importei por conta própria.
Nesse caso, recomendo o Retevis RT3S (da foto acima), que é vendido no AliExpress, mas às vezes tem estoque no Brasil e acaba saindo barato, então vale a pena conferir o anúncio de tempos em tempos.
Se não tiver disponível nesse anúncio do AliExpress e você puder pagar mais caro, você pode encontrá-lo pelo dobro do preço no MercadoLivre.
O motivo de eu recomendar o Retevis RT3S é que ele tem um sistema personalizado (chamado de OpenGD77) que agrega muitas funcionalidades ao rádio, inclusive previsão de passagem de satélites.
Se quiser tornar-se radioamador(a) para ter acesso legal a rádios com mais recursos, siga o passo-a-passo do aplicativo Guia do Radioamador, desenvolvido por mim para Android e iPhone.

Deixe um comentário